Histórico



A Biblioteca Pública Municipal Capistrano de Abreu – Pólo é uma entidade sem fins lucrativos, aberta ao atendimento da comunidade em geral, podendo qualquer cidadão freqüentá-la livremente. Suas AÇÕES são serviços públicos que têm como finalidade facilitar o acesso à informação, cultura, educação e lazer, regendo-se  pelas normas definidas no presente Regimento.

A Biblioteca criada através de Lei Municipal nº 257 de 2 de junho de 1959, situada em Maranguape, na Rua Major Agostinho, nº 490, Centro, estar subordinada a Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC, criada através de Lei nº 1562 de 15 de março de 2001.

1 - São objetivos gerais da Biblioteca Pública Municipal Capistrano de Abreu – Pólo:


a) Facilitar o acesso da população a toda informação nela existente, através do empréstimo domiciliar ou consulta local, sem distinção do suporte em que esta se encontra;
b) Fomentar o gosto pela leitura, a educação individual e auto-formação;
c) Organizar atividades que permitam desenvolver o gosto pela pesquisa;
d) Consolidar o hábito e o gosto pela leitura;
e) Valorizar e divulgar o patrimônio cultural do município;
f) Respeitar os princípios do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas;
h) Atualizar continuamente os recursos de informação, variando suportes e temas, em prol da função de biblioteca pública, considerando que os recursos audiovisuais e as modernas tecnologias de informação exerçam um papel importante na sociedade;
j) Colaborar com entidades educacionais e outras de âmbito local.
l) Assegurar o acesso dos cidadãos as informação da comunidade local;
Serviços oferecidos

1 – Serviço de disseminação local:

a) Informação e referência;
b) Consulta local
c) Empréstimo domiciliar;
d) Acesso a Internet;
e) Acesso aos recursos audiovisuais (CDs, DVDs, CD-ROM);
f) Acesso ao acervo em Braile;
g) Xérox e impressão


2 – Serviço de educação e extensão cultural:

a) Exposições;
c) Atividades de dimensão cultural;
d) Atividades de dimensão educacional.

A construção do Solar dos Bonifácio

O Solar Bonifácio Câmara foi construído pela Família Correia na segunda metade do Século XIX, quando o café era o carro chefe da economia de Maranguape. Vindo do arquipélago de Açores em Portugal em 1837, João Correia Martins mandou construir o sobrado, cujas obras demoraram cinco anos para ser concluídas. Influenciado pela arquitetura portuguesa, o prédio foi edificado para abrigar dois usos: em cima, a residência da família e embaixo ponto de comércio. O sobrado pertenceu por quatro gerações à Família Bonifácio Câmara. Atualmente, o Solar Bonifácio Câmara é um bem do Patrimônio Histórico Municipal e é sede da Biblioteca Pública Municipal Capistrano de Abreu com um acervo de aproximadamente 17.000 exemplares, sala de exposições, pesquisa via internet, brinquedoteca e cursos extracurriculares para crianças e adolescentes.